terça-feira, 3 de julho de 2007

Deputado quer restringir horário de propaganda de bebida alcoólica


Crianças começam a beber entre 10 e 12 anos de idade. Entre 2005 e 2006 o consumo de bebidas alcoólicas cresceu 7,5% no país. Essas duas informações constam em relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), e fundamentam um projeto de lei do líder do PSDB na Assembléia Legislativa, Donald Fernandes, sobre a veiculação de propaganda de bebidas. Apresentado hoje na Assembléia Legislativa, o projeto pretende restringir a publicidade desse tipo de produto para o período entre as 21 horas e sete da manhã. “Antes disso significa expor nossos filhos”, disse o parlamentar.

Crianças e adolescentes são mais vulneráveis à influência do que passa no rádio e na TV, acreditam os especialistas. “Precisamos defendê-las da possibilidade da iniciação precoce no consumo de álcool, que tantos danos causa à saúde”, disse o deputado.

Segundo ele, dados do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam que só em 2001 houve 85 mil internações para tratamento de problemas relacionados ao consumo de bebida alcoólica. O SUS também expediu 122 mil autorizações para internação hospitalar por distúrbios associados ao alcoolismo.

“Todos os anos a sociedade é obrigada a pagar milhões de reais com esse problema”, disse Donald.

Um levantamento feito pela OMS com 48 mil estudantes em 2004 mostra que as crianças começam a beber aos 10 ou 12 anos. A propaganda de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação pode diminuir a idade de iniciação do jovem no consumo de álcool, acredita o deputado tucano.

Idealizador da Associação dos Parentes e Amigos dos dependentes Químicos (Apadeq), Donald Fernandes coleciona histórias sobre os males que as drogas, incluindo o álcool, causam às famílias acreanas.

Um comentário:

Anônimo disse...

É desse tipo de deputado que o Acre está precisando :Não se vende ,faz uma oposição coerente , aponta erros do governo e apresenta soluções .