sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Líderes indígenas descontentes com governo deixam PT e PC do B

Três líderes indígenas anunciaram hoje seu desligamento dos dois principais partidos da Frente Popular do Acre. Sabá Manchineri (ex-PT), José Correia Jaminawa e Edna Shanenawa (ex-PC do B) alegaram desrespeito aos índios acreanos como a principal causa do distanciamento do governo da floresta. Eles alegam uso indevido da imagem das etnias sem as devidas compensações para os povos politicamente explorados.

“O governo do Acre não está preparado para atender as demandas sociais e menos ainda para lidar com as questões indígenas”, afirmou Sabá Manchineri, que é administrador da Organização dos Povos Indígenas do Acre e Sul do Amazonas. Para ele, o governo faz uso político da imagem dos povos indígenas como ocorre também com o ambientalista Chico Mendes.

“Nossa imagem em Brasília é a melhor possível, lá eles pensam que vivemos no céu, mas basta uma visita à nossa gente para ver que isso é mentira”, concorda o líder indígena José Correia.

Ele cita como descaso do atual governo com as causas indígenas o não reconhecimento da demarcação das terras Jaminawa.

A condução da política indígena no Acre também serviu de motivo ao desligamento desses líderes dos partidos da Frente Popular. Autor da proposta de criação da Secretaria Executiva para Assuntos Indígenas, que funcionou nos últimos quatro anos do governo Jorge Viana, Sabá se diz contrariado com os rumos da política indígena no Estado. Ele alega que os índios viraram reféns de “especialistas” contratados pelo governo.

“Isso não pode continuar assim, é preciso que as etnias tenham autonomia para fazer escolhas”, afirmou.

Segundo Sabá, a prática visa manter os povos indígenas dependente do grupo que está no poder. “Quem não foi cooptado e se rebela, como eu, vira alvo de difamação”, disse. Ele se referia a matéria veiculada por um jornalista então ligado ao governo na qual foi acusado de nepotismo e de insuflar a desunião entre os índios.

Os três devem se filiar a partidos de oposição, ainda não definidos.

Nenhum comentário: