segunda-feira, 2 de julho de 2007

Conselho ao Sr. Raimari

Escrevi no post aí embaixo que a vassoura foi símbolo de combate à corrupção na campanha de Jânio Quadros à presidência. Em Xapuri ela virou sinônimo de consciência ecológica. Era de se esperar que a iniciativa do prefeito Vanderley Viana de Lima recebesse elogios até dos que se viciaram na crítica. Mas o blogueiro Raimari Cardoso, obcecado pela idéia de que tudo que Vanderley Viana faz é ruim, e não podendo centrar suas censuras na iniciativa em si, resolveu falar mal do evento de inauguração da fábrica de vassouras. Não foi ver o empreendimento, nem ouvir o que se tinha a dizer, mas falou dos fogos de artifício, do "barulho" e do palanque em um artigo cujo mérito maior é não conter erros de português.

Para o blogueiro, a divulgação dos eventos da prefeitura acarreta "desperdício de dinheiro público", como se não fosse a especialidade do grupo político ao qual ele pertence gastar demasiado com propaganda. Como se não fossem mestres em fazer "barulho" antes do início de uma obra, no lançamento de sua pedra fundamental, durante e depois que ela está pronta. Como se não fossem os palanqueiros em qualquer coisa à toa que promovem.

É do famigerado Stalin a máxima "xingue-os do que você é, acuse-os do que você faz" que os petralhas lançam mão para solapar reputações e construir falsas denúncias. Raimari defende o espólio político de Júlio Barbosa, cuja maior herança foi um incêndio na prefeitura que apagou vestígios de corrupção, e sequer se envergonha em negar essa defesa. E o faz de forma torpe e a partir de conclusões próprias sobre o que supostamente as pessoas pensam da atual administração. Como não foi ao evento de inaguração da fábrica de vassouras, não pôde ouvir das trinta pessoas contratadas o que significa um emprego quando milhares de jovens e adultos amargam a ociosidade.

Mas não basta o sujeito saber juntar palavras para sair por aí atirando críticas como um padre que distribui bênçãos. Para que elas tenham efeito, o autor precisa ter cunhado reputação por meio da coerência, coisa que o Sr. Raimari não mostra ao investir contra uma administração em nome de outra muito pior.

As críticas do Sr. Raimari Cardoso teriam força e relevância se fossem feitas em nome daqueles que pagam impostos, e não em favor dos que provaram usar mal os impostos pagos pela população de Xapuri.

Recomendo-lhe comprar uma vassoura ecológica e varrer suas idéias para a lata do lixo. Daria a elas o mesmo destino sábio que os eleitores de Xapuri deram aos petistas na última eleição municipal.

Nenhum comentário: