segunda-feira, 2 de julho de 2007
Vanderley Viana inaugura em Xapuri fábrica de vassoura ecológica
Símbolo de combate à corrupção com o lendário Jânio Quadros, a vassoura virou sinônimo de preservação ambiental em Xapuri. No sábado, o prefeito Vanderley Viana de Lima (PMDB) inaugurou a primeira fábrica de vassouras ecológicas do Acre. O empreendimento recebeu aporte do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB), que doou equipamentos e cedeu equipe para treinar os funcionários da fábrica.
Feitas com garrafas PET, as vassouras ecológicas de Xapuri vão livrar o meio ambiente do plástico que pode levar mais de 100 mil anos para desfazer-se na natureza. A prefeitura pagou R$ 0,10 por cada uma das 10 mil garrafas que foram armazenadas em um forno desativado da cerâmica. Vanderley anunciou para o mês que vem compra de outras 20 mil unidades.
“Xapuri sai na frente e dá exemplo de preservação ambiental a partir de uma medida muito simples, que é transformar garrafa de plástico em utensílio útil”, disse o prefeito. “Estamos fazendo aqui um trabalho importante de geração de empregos e de conscientização ecológica”.
O empreendimento vai funcionar em dois turnos e começa por empregar 30 pessoas. Nilza Roque de Lima, 35 anos, foi uma das selecionadas para trabalhar na fábrica de vassouras.
“Fazia quase quatro anos que eu não arrumava emprego, e minha oportunidade surgiu com essa iniciativa da prefeitura”, afirmou.
Mãe de cinco filhos e sem casa própria, Nilza não sabe ainda quanto vai ganhar no novo emprego, já que os salários vão depender das vendas. Mas acredita que seu vencimento pode chegar a R$ 500. “Minha vida vai melhorar muito”, confia.
Já o estudante Mardoqueu de Araújo Fernandes, 18 anos, estima que os salários devem ficar próximo do mínimo. Para ele, a fábrica de vassouras foi sua porta de entrada no mercado de trabalho.
Oportunidade
O professor Geraldo Neto, filho do senador Geraldo Mesquita, representou o pai no evento de inauguração da fábrica de vassouras. Ele afirmou que a palavra oportunidade define a iniciativa. “Oportunidade do homem público em oferecer trabalho às pessoas; oportunidade de se trabalhar com a conscientização ecológica; e oportunidade de passarmos a produzir valor no Acre, já que importamos muitos produtos de outros estados, gerando emprego e renda fora daqui”, disse Neto.
Como se faz vassoura ecológica
O instrutor Wellinton Vera da Silva explicou as etapas do processo que transforma garrafa PET em vassoura. As matrizes dos equipamentos vieram de Fortaleza (CE), e foram reproduzidos em Xapuri pela equipe que compõe a fábrica. As vassouras ecológicas são feitas da seguinte forma:
1. As garrafas são lavadas e os rótulos removidos.
2. Elas cortadas em fios e enroladas em bobinas.
3. Em seguida, os fios passam para bobinas quadradas, para irem ao forno por quatro minutos.
4. Após o aquecimento, os fios são cortados e viram pequenos feixes de aproximadamente 15 centímetros. Eles são costurados e colados numa peça de madeira.
5. O acabamento é feito com massa e cola. Nessa última etapa a vassoura é lixada e pintada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário