Archibaldo Antunes
A sabatina da secretária de Educação do Acre, Maria Correia, essa semana na Assembléia Legislativa, mostrou que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) continua a ser um espinho atravessado na garganta do governo. Não bastasse o fato do requerimento à secretária ter sido tratado com a conhecida malandragem do pessoal da Frente Popular, que interpôs “convite” à convocação do deputado Luiz Calixto (PDT), os parlamentares da base aliada seguiram na cantilena de que o Enem não serve como avaliador da qualidade do ensino. Não é o que dizem as autoridades no assunto, entre elas o professor e colunista de Veja Cláudio de Moura Castro, autor de mais de 30 livros sobre Educação e ferrenho defensor da eficácia do Exame. Não é também o que dizem as autoridades do Partido dos Trabalhadores, entre elas o próprio presidente Lula e Aloísio Mercadante, que na eleição do ano passado atacaram a oitava colocação do Estado de São Paulo no mesmo Enem.
A desfaçatez foi mais longe, com a utilização de dados do Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) como prova maior de que a educação acreana melhorou. A malandragem se esconde sob a explicação que faltou. Pois o Saeb avalia o ensino sob a responsabilidade dos municípios, e se algo melhorou no ensino básico o bônus cabe aos prefeitos que fizeram o dever de casa, e não ao governo, que descumpriu com o seu. Aos deputados da oposição passou despercebida a esperteza, mas mesmo que a apontassem, ela seria ignorada pela imprensa (não é mesmo, sr. Raimari?).
Essa semana, segundo a revista Veja, a Fundação Getúlio Vargas publicará levantamento sobre a educação em todo o país, o que nos vai orientar em algumas questões pertinentes (e verdadeiras) à educação acreana. É bom ficar de olho nesses dados, porque eles nos podem revelar o tamanho da gravidade de problemas sequer mencionados na sabatina de dona Maria Correia.
domingo, 1 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Se o post fizesse alguma referência à educação de Xapuri, teria pertinência nesse espaço intitulado "Xapuri Verdade".
Como não faz, bem...deixa pra lá
Caso o "xapuriense" tenha alguma informação relevante sobre a educação de Xapuri que desabone a atual administração, terei o cuidado em publicá-la, para esclarecimento do assunto aos demais leitores. Cabe, porém, lembrar que o município esteve OITO anos sob administração petista, e que qualquer denúncia contra a educação local deve levar em conta os desastres de outrora.
Postar um comentário