Entidade será acionada judicialmente por constrangimento ilegal, calúnia, injúria e difamação
O constrangimento vivido na tarde de hoje pelo prefeito de Xapuri (município distante 153 km da capital), Vanderley Viana de Lima (PMDB), ao ser impedido por uma funcionária de entrar na Fundação Chico Mendes, deve virar ação judicial. O chefe de gabinete da prefeitura, Joscires de Oliveira Ângelo, afirmou que a procuradoria jurídica do município prepara a ação com base em “constrangimento ilegal, calúnia, injúria e difamação” contra a entidade.
Segundo nota de repúdio enviada à presidente da Fundação Chico Mendes, Elenira Mendes, filha do ecologista assassinado, o prefeito estava acompanhado de uma autoridade de outro município quando se dirigiu ao prédio da instituição e o impediram de entrar. Vanderley de Lima também foi destratado e agredido verbalmente na presença de várias testemunhas.
A nota condena a atitude da funcionária da fundação e afirma que o episódio macula a memória de Chico Mendes, responsável pela “heróica luta pela nivelação da igualdade social do povo xapuriense” e alerta para a “inversão de valores e de posturas que levam à opressão, ao desrespeito, à falta de compreensão e à agressividade barata” que tem origem, segundo o Ângelo, nas diferenças políticas do município.
De acordo com o chefe de gabinete, o episódio deve gerar ainda um inquérito policial. “A Fundação Chico Mendes é um local público e o prefeito Vanderley Viana de Lima, uma autoridade constituída pela soberania do voto da maioria dos moradores desta cidade”, afirmou.
O procurador jurídico de Xapuri, Miguel Ortiz, deverá protocolar nesta quarta-feira a ação judicial contra a entidade.
“Não podemos permitir que divergências políticas, salutares à democracia em que vivemos, se transformem em abusos ainda piores do que esse vivido hoje pelo prefeito”, afirmou Ângelo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Este fato realmente foi um equivoco da funcionaria Deusamar Mendes, que e casada com o irmão de Chico Mendes, mais que já foi advertida pela Coordenadora Elenira Mendes Filha do Líder Seringueiro Chico Mendes. Desde que a atual coordenadora assumiu a instituição vem buscando realizar um trabalho sem envolvimentos com brigas políticas, o senhor Prefeito sabe que da parte da senhora Elenira Mendes existe respeito pela autoridade que ele exerce.
Postar um comentário